Mão Direita ou Mão Esquerda?

Com o passar dos anos alguns aspectos religiosos são incorporados aos Rituais Maçônicos o que leva alguns Irmãos a praticarem uma Maçonaria Religiosa. Nossos Rituais, Lendas e Instruções foram criados para o desenvolvimento moral, ético, intelectual, fraternal e libertário dos Maçons, ninguém deve entrar para a Sublime Ordem para conseguir um lugar no Céu ou evitar uma estadia no Inferno. MAÇONARIA NÃO É RELIGIÃO.
 
É importantíssimo que os Irmãos saibam distinguir “ilustração” de “instrução. Em alguns Rituais a instrução vem acompanhada de um exemplo (ilustração) e os Irmãos se apegam mais ao exemplo que propriamente ao ensinamento (instrução). Também é importante ressaltar que Ritos e Rituais são uma coisa e Maçonaria é outra coisa. Parece complicado, mas Maçonaria é um conjunto de valores e Ritos e Rituais são criações de grupos para promover o desenvolvimento da prática dos valores maçônicos, dentro de uma linguagem e o contexto históricos culturais da sociedade ao qual pertence o grupo. 
 
Um exemplo muito triste é a pretensa salva-guarda dos que nada fazem em prol da caridade e se “protegem” usando o ensinamento Cristão: ““Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita” (Mateus, 6:1-4). 
 
Este é um PRECEITO CRISTÃO, não é PRECEITO MAÇÔNICO, quando muito é uma ilustração de um ensinamento de um Rito Maçônico. Lógico que como cristão eu o pratico, mas é importante diferenciar o indivíduo da instituição. 
 
O Preceito Maçônico referente a caridade é bem claro: TODA A OPORTUNIDADE QUE PERDER EM PRESTAR AJUDA, SERÁ CONSIDERADO PERJÚRIO. O interessante que a caridade maçônica está mais para o Islamismo que para o Cristianismo. O Zakat ou “caridade compulsória” (terceiro pilar do Islã), não é apenas recomendada pelo Islã, mas é requerida de todo muçulmano financeiramente estável. O Islã encoraja o compartilhamento de bens com outros e ajuda as pessoas a se estabelecerem e serem membros produtivos da sociedade. O individuo não deve fazer “propaganda” do que faz, mas a Instituição deve propagar suas ações. 
 
As Lojas devem criar atividades junto à comunidade, as Grandes Lojas e Grandes Orientes devem mostrar às Lojas suas ações libertárias, igualitárias e fraternais junto à sociedade. Estas prestações de contas garantem credibilidade e comparecimento dos Irmãos nas próximas campanhas. 
 
Para os Irmãos que não “digeriram” bem o artigo, acreditando até em algo perto de uma profanação ao cristianismo, eu peço que continuem lendo o Livro de Mateus e encontrem a passagem da cura do leproso. Após curá-lo o Grande Mestre lhe instruiu que não falasse com ninguém, mas que fosse se mostrar aos sacerdotes e oferece o dom prescrito por Moisés, a fim de que lhe sirva de prova. Entendo que o silêncio solicitado foi para evitar a propaganda individual, mas apresentar-se aos sacerdotes (sociedade) era para propagar o bem recebido. 
 
Nossas Instituições devem sim nos informar, e também à sociedade, nossa atuação como construtores sociais. CUIDADO: PRECONIZAR A DISCRIÇÃO MUITA DAS VEZES INCENTIVA A OMISSÃO! 
 
Aos Irmãos que ainda insistirem no “”Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita“” eu peço que estudem e verifiquem que mão não deve saber o que a outra deu para o Tronco de Solidariedade. Nada é tão simples como parece, instruções maçônicas não são explicadas com inserções de Dogmas. 
 

Autor: Sérgio Quirino Guimarães

Anúncios

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, Nº 273, jurisdicionada à GLMMG, oriente de Ibirité/MG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Simbolismo e Símbolos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s