Sete Maçons ou Sete Mestres?

A grande dúvida surge na própria grafia dos rituais. Não há um consenso nas regras de aplicação de siglas aos vocábulo maçônico. Teoricamente a regra é que devemos escrever a palavra até a consoante que antecede a segunda vogal. SECRetario; HOSPitaleiro; VIGilante; PALavra SEMestral. Mas encontramos MAÇ∴ (Maço ou Maçonaria?); Comp∴ (Compasso ou Companheiro?); BAL∴ (Balandrau ou Balaústre?) E para complicar ainda tem as siglas das siglas. Venerável Mestre é grafado por Ven∴ M∴ ou V∴M∴ e para economizar tinta: VM.

Por conta desta falta de uniformização é que encontramos nos rituais as mais diversas formas de responder a pergunta: – O que se torna preciso para a abertura dos trabalhos? Já encontrei:

– …….no mínimo sete IIr∴ MM∴ …….

– …….no mínimo sete IIr∴ M∴M∴ …….

– …….no mínimo sete IIr∴ MM∴ MM∴ …….

– …….no mínimo sete IIr∴ M∴M∴M∴M∴ …….

Nunca entendi a dificuldade em escrever “…….no mínimo sete Irmãos Mestres…….”.

Não pode ser “…….no mínimo sete Irmãos Maçons…….”, porque Aprendiz e Companheiros também são Maçons, mas não podem circular em Loja ou subir ao Oriente.

Mas estando apenas SETE MESTRES em Loja, que cargos devem ser ocupados?

  1. Venerável, preside a reunião e é o responsável pelo Oriente.
  2. Primeiro Vigilante, é o responsável pela Coluna do Norte.
  3. Segundo Vigilante, é o responsável pela Coluna do Sul.
  4. Orador, é o responsável pelas Leis e é ele que faz a conclusão dos trabalhos.
  5. Secretario, toda reunião tem que ter seu registro (balaustre).
  6.  Mestre de Cerimônias, é ele que fará todo o trabalho de circulação em Loja.
  7. Guarda do Templo, afinal os trabalhos necessitam de proteção.

E os outros cargos? O Orador acumulará a função de Tesoureiro, o Secretário a função do Chanceler, o Mestre de Cerimônias as funções do Hospitaleiro e dos Diáconos.

Observem que destaquei a palavra função para deixar bem claro que não se acumula cargo. Deixando bem claro: só usamos um colar. Já imaginaram que falta de bom senso o Mestre de Cerimônias com seu colar e ainda os dois de diáconos?

Não há o que reclamar se houver apenas sete Mestres na Loja, o problema está na ausência de Aprendizes e Companheiros. É muito mais salutar à Ordem Maçônica uma Loja com 03 Aprendizes, 05 Companheiros e 07 Mestres do que uma Loja com 15 Mestres sem Aprendizes e Companheiros.

Os labores maçônicos não são apenas os desenvolvidos em Grau 1, 2 e 3. Os trabalhos transcorrem justos e perfeitos não por conta da ritualística ou pelo número de presentes, mas pelo propósito da reunião. Para que nos reunimos? Para combatermos a tirania, os preconceitos e os erros. Glorificar o Direito, a Justiça e a Verdade, trabalharmos em prol do bem da Pátria e da Humanidade, não precisamos estar em grande número.

Mais vale 7 comprometidos do que 77 dispersos.

Autor: Sérgio Quirino Guimarães

Nota do Blog

Como exposto nos rituais adotados pela GLMMG, no REAA os cargos em Loja só podem ser ocupados por Mestres. Infelizmente observamos em algumas lojas o desrespeito à essa norma, colocando Companheiros para “treinar” como Mestre de Harmonia, para “treinar” como Chanceler”, para “treinar” como Tesoureiro (!!!), etc.

E por que isso acontece?

Por simplesmente não lerem o que está escrito!

Anúncios

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, Nº 273, jurisdicionada à GLMMG, oriente de Ibirité/MG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Sobre Ritos e Rituais e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Sete Maçons ou Sete Mestres?

  1. Luiz Alberto disse:

    Prezado Ir.: , caso haja apenas 3 mestres e 4 aprendizes presentes, como proceder? Há alguma forma para se compor uma reunião nesta situação?

    Curtir

    • Hudson Gonçalves Pereira disse:

      RESPOSTA DO IRMÃO ORADOR EDIÇÃO DE 2011 DO RITUAL DAS GRANDES LOJAS DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO DA REGIÃO NORDESTE. ” QUE ESTEJAM PRESENTES NO MINIMO SETE IRMÃOS, DOS QUAIS PELO MENOS TRÊS MESTRES E QUE TODOS ESTEJAM REVESTIDOS DE SUAS INSÍGNIAS”.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s