A Que Viemos?

30-estatua-de-la-libertad

Quantas vezes ficamos a esperar que as outras pessoas façam por nós, aquilo que podemos e devemos fazer em prol de nosso próprio crescimento e das coletividades onde estamos inseridos?

Quantas vezes cobramos das outras pessoas, atitudes que deveriam partir de nós mesmos e que, em função da falta de atitude e da omissão, acabamos que levados ao ostracismo?

O Iniciado, mais do que qualquer outro homem maçom, por princípios fundamentados em um Juramento Solene e Sagrados – revivamos a nossa Iniciação, precisa envolver-se em todas as questões que impactam na vida da sociedade e na de sua família. Precisa também compreender que a Iniciação é um processo que lhe abre a oportunidades de se tornar um Maçom, mas que para tal, precisará de dedicação, estudo, trabalho e, sobretudo, sublimação e discernimento. Fica então uma pergunta: A que viemos?

Como Sublimar diante de uma história humana repleta de desencontros? Como não se deixar influenciar pela perspectiva do poder e das honrarias? Como não se deixar levar pela lei do menor esforço e reduzir, por exemplo, a ameaça real de extermínio da vida no planeta que nos foi concedido como morada, e que tem sido a fonte perene de nossa subsistência e sobrevivência. Eis que:

  • Quais os cuidados que as centenas de milhares de gerações humanas têm se dado à natureza?
  • Quais e quantas ações coletivas têm sido implementadas em prol da vida de todos os seres que nos cercam?
  • Quantas nações, povos ou culturas preservaram ou preservam mais do que exploraram ou exploram a natureza?

Meus caros, o Ser Humano é aquele que mais se beneficia da Natureza. No entanto, é o único que não a preserva!

Muitos devem estar questionando acerca do que isso tudo tem a ver comigo ou conosco? Tudo, pois ao tornamo-nos Maçons juramos incondicional defesa de tudo aquilo que diz respeito à vida, em todos os seus aspectos e sentidos. Cada maçom precisa estar atento às questões que afetam o bem-estar de sua coletividade, agindo pró – ativamente ao lado daqueles que o cercam, na busca e consolidação das ações necessárias à conquista do BEM COMUM – É isto que o chama a fazer a Sublime Ordem que o acolheu como Obreiro da Paz e Filho da Luz.

Queridos Irmãos, sejamos conscientes de nossos deveres e compromissados com o Progresso e a Evolução da Humanidade, buscando a reforma interior e a responsabilidade solidária de nosso livre arbítrio, tão bem fortalecidos pela vivência plena no Seio da Maçonaria. Contudo, nobres Iniciados na Arte Real, é necessário que tenhamos vontade, posicionamentos, envolvimento, fé e, mais do que tudo, disposição, liderança e capacidade de planejamento, buscando a construção e a implementação de projetos voltados para o desenvolvimento humano, em todas as suas relações, inclusive no que diz respeito à participação no cenário político deste imenso e rico Brasil, tão marcado pela corrupção e pelos desvios de ordem ética e moral. O que temos feito contra uma enormidade de desvios que por décadas impedem a Ordem e o Progresso do país? Onde estão os nossos posicionamentos e ações concretas contra:

  • A corrupção e a roubalheira desenfreada;
  • A impunidade, em todos os sentidos;
  • A criminalidade crescente;
  • A carga tributária recorde e a falta de investimentos compatíveis com a arrecadação, fazendo com que trabalhadores financiem com o suor de seu trabalho a ineficiência do Estado e a manutenção de uma estrutura perversa que alimenta as mazelas sociais;
  • O sucateamento das políticas públicas, afetando a saúde, a educação, a segurança a infraestrutura de um modo geral e outras áreas tão necessárias ao crescimento social;
  • A degradação do meio ambiente – cito com exemplo, a ocupação irracional e a destruição desenfreada da Amazônia;
  • O assistencialismo eleitoreiro;
  • Os governantes aventureiros, fanfarrões e irresponsáveis que temos nos dias atuais;

Entre tantas outras questões não menos importantes.

Que cada ente de nossa Sublime Ordem reflita acerca da importância dos Princípios Maçônicos em nossas vidas e quer, adotando um comportamento condizente com aquilo que a Maçonaria ensina e espera de um Homem Iniciado, que tenhamos a iniciativa de mudarmos para melhor o ambiente e a sociedade a qual pertencemos – A escolha é somente nossa, como nossa é a responsabilidade por aquilo que plantarmos e colhermos.

Que cada Maçom possa levar idéias e projetos ao seio de suas Lojas e que não fiquem esperando que só o Venerável Mestre ou membros da Diretoria o façam. Vamos, de forma responsável, discutir a nossa Ordem e a Sociedade onde ela está inserida – que tenhamos projetos e que possamos acreditar em nossa capacidade em realizá-los.

Alguns vão dizer que estou sendo repetitivo, mas é preciso perseverar sempre e, com sinceridade, ética e disciplina, mostrarmos que sonhos podem e devem ser transformados em realidade. Nesse sentido, urge que mudemos a forma de agir e de pensar. Precisamos despertar o Líder que existe dentro da mente e do coração de cada Iniciado na Arte Real, para contribuirmos e construirmos uma sociedade mais equilibrada, justa e harmoniosa e mais, que tenhamos a serenidade para:

  • Descobrirmos os nossos Caminhos através da Paciência, da Prudência e da Serenidade;
  • Fortalecermos os nossos Corações e os de nossos Irmãos, Familiares e Amigos;
  • Modelarmos os nossos Espíritos com a Doutrina do Livro da Lei, a Sensibilidade do Compasso e a Retidão do Esquadro;
  • Alinharmos os nossos Rumos através da Fé, da Verdade e da Liberdade de Pensamento.

A Que Viemos meus Queridos Irmãos e Amigos? Senão para deixarmos as nossas marcas pelo caminho e escrevermos uma história cujo final representa a vontade do Grande Arquiteto do Universo.

Autor: Leonel Ricardo de Andrade
Grão- Mestre ad vitam – GLMMG

Anúncios

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, Nº 273, jurisdicionada à GLMMG, oriente de Ibirité/MG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Filosofia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s