Queridos leitores,
Finalizando a série de textos relacionados à Inconfidência Mineira, republicamos hoje o excelente artigo “Tiradentes, maçom iniciado?”, de autoria de Marco Antônio de Moraes, publicado originalmente na Revista Ciência e Maçonaria.
Boa leitura!
Introdução
Logo após a iniciação na Maçonaria, muitos são os que tomam conhecimento das inúmeras Lojas Maçônicas que adotam o nome de Tiradentes como patrono, em suas diferentes formas: “Tiradentes”, “Alferes Tiradentes”, “Joaquim José da Silva Xavier”, dentre outras. De plano, surge a dúvida: são homenagens ao mártir da Independência ou Tiradentes teria sido maçom?
Com certa tristeza temos presenciado uma discussão pouco acadêmica acerca do assunto, mais próxima da paixão rancorosa, a qual, sem dúvida, conduz ao caminho certo para a perpetuação da dúvida. Alguns maçons historiadores, em seus livros e artigos publicados, já se excederam e, não raro, trocaram até ofensas públicas.
Nesse sentido, desenvolvemos o presente artigo, esperando que possa, com o auxílio do Grande Arquiteto do Universo, com base na pesquisa científica, longe de qualquer sectarismo, oferecer aos maçons e interessados a verdade, ou, se esta não for encontrada, que tenhamos contribuído para alargar os horizontes…
Ver o post original 2.916 mais palavras
convém ler o livro: Confidências de um Inconfidente.
Apesar de ser uma obra mediúnica, tem várias passagens que só quem esteve em loja poderia relatar.
grato.
José Marcio dos Santos
CurtirCurtir