Introdução
Em 1802, mais precisamente no final do mês de julho, Hipólito José da Costa Furtado de Mendonça[1] foi preso em Lisboa pelo crime de pertencimento à maçonaria. Ele acabava de retornar de uma viagem que fizera a Londres, onde fora tratar do reconhecimento do Grande Oriente Lusitano junto à Grande Loja de Londres. Sua amizade e proximidade com o ministro D. Rodrigo de Souza Coutinho[2] não impediu que ele fosse remetido inicialmente para a Intendência Geral da Polícia e por lá permanecesse em segredo por aproximadamente seis meses. Posteriormente, em janeiro de 1803, foi transferido para os cárceres da Inquisição de Lisboa conforme determinação do príncipe regente D. João[3].
Em 1805, Hipólito José da Costa conseguiu fugir dos cárceres da Inquisição de Lisboa e se estabelecer em Londres sob a proteção do Duque de Sussex[4]. Nesse mesmo ano publicou Cartas sobre a Framaçonaria, onde procurou através de um conjunto…
Ver o post original 7.289 mais palavras
OLá.
Tenho amigos maçons e este blog traz ideias e conceitos que me ajudam a interagir com eles, rendendo boas conversas. Continue o bom trabalho. Convido-os a visitar meu blog sobre tecnologia da Informação e divulgação da ciência.
TFA
Bernardo Marques
voxleone.com
CurtirCurtido por 1 pessoa