A Importância do Padrinho

Resultado de imagem para padrinho maçonaria

Geralmente pedimos ou tomamos “bença” a nossos pais e parentes mais próximos, ao acordar, na hora de dormir, e alguns sempre que encontramos, a qualquer hora.

Aprendi que, às vezes, a melhor compreensão vem de uma consulta ao dicionário. Pois bem, Benção é a ação de benzer ou de abençoar, e Benzer, por definição é “tornar feliz, tornar bendito”.

Existe uma classe a mais que nos abençoa, os Padrinhos, e meu texto de hoje trata sobre:

A Importância do Padrinho

O Livro de São Lucas Cap.6, vers. 43-44 nos diz: “Porque não é boa a árvore que dá frutos maus, nem má a árvore que dá bons frutos”.

Inegavelmente, as árvores são conhecidas pelos seus frutos.

Sabemos que a Instituição fica, e os homens passam, mas hoje gostaria de valorizar os homens desta casa, pois a renovação dos quadros das Lojas se dá pela ação do Padrinho apresentar candidatos.

E, antes que haja qualquer sindicância, é importante lembrarmos que o primeiro estudo parte de quem apresenta um candidato profano, pois ele (o Padrinho) empenha sua credibilidade e respeito perante os demais Irmãos do Quadro.

Camino nos diz: “Onde o homem tentar refazer um traçado, com o pretexto da existência de um livre-arbítrio, corre o risco de provocar um desmoronamento da obra”. Usemos então nossas lembranças: após o 1º Experto deixar o Neófito quando este recebe a luz, cabe ao Padrinho a tarefa e o compromisso de ser o seu ponto de apoio.

A mim foi ensinado que a romã é o símbolo da união como elemento para nosso sucesso, e a ausência do Padrinho em loja, ou fora dela, desafia este símbolo, a não ser que o iniciado seja adotado por outro Irmão, e este o incentive a perseverar nos estudos e a meditar de forma dedicada, a ponto de se tornar um bom obreiro, capaz então de indicar outros bons candidatos, essenciais à perpetuação da nossa Sublime Instituição.

Autor: Fabrício Iracy Simões

*Fabrício é Mestre Instalado, membro da ARLS Deus, Pátria e Família, 154, do oriente de Corinto, jurisdicionada à GLMMG. 

Anúncios

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, Nº 273, jurisdicionada à GLMMG, oriente de Ibirité/MG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em O Maçom. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s