Aumento de salário

Não há o que falar da forma regulamentar, como ocorre, mas do mérito, isso que importa.

Imagine numa corporação um indivíduo ser candidato a um aumento de salário, ou na quitanda do seu Zé, a relação é a mesma, numa coisa vamos concordar, precisa ter mérito! Vai receber ou não? Não sei… merece?

Já faz algum tempo que esse mérito foi por água abaixo.

– “Já faz tempo que ele é Companheiro, já tem mais de um ano, já está na hora né?”, fala o irmão mais “cascudo”…

– “Mas ele mal sabe circular em Loja.”, fala o mais moderno (por favor evite o riso).

Não estamos dizendo que o tempo, e outras variantes, devem sim ser levadas em consideração, mas o mérito deveria ser o pilar dessa obra. Ou não?

Merecimento…

Agora sim ficou interessante! Merece? Talvez sim, talvez não. Aqui que está o perigo! O critério subjetivo!

Pode merecer para uns, para outros não! Já faz algum tempo que a aprovação de um pedido de aumento de salário, virou uma mera levantada de mão, aliás, tantas outras estão nessa toada.

Tem cura para o paciente? Tem! Disse o doutor… basta levar mais a sério a formação desses Aprendizes e Companheiros. A questão da banalização, da falta de interesse, do descaso, isso todo mundo já sabe, como dizia o outro:
” tá correndo frouxo… “, lamentável!

Então, vamos levar mais a sério! Vamos merecer! Vamos orientar e formar melhor! Vamos cobrar mais! Esse é o caminho! A Maçonaria é uma escola de aperfeiçoamento humano. E Ponto!

Não se aperfeiçoa num passe de mágica, leva tempo, é dia após dias e é nesse aperfeiçoamento que as coisas deveriam acontecer, inclusive o aumento de salário. Simples assim…

Mas há exceções senhor autor? Sim, mas devem ser tratadas com o devido respeito, com transparência e com a aprovação da Loja e principalmente do referido Vigilante!

Não existe uma fórmula nem uma maneira exata, mas liquidificar, regulamento, merecimento, tempo, e uma bela temperada de bom senso, talvez seja a saída, para não termos as aberrações atuais.

Um maçom não deve ser um exímio filantropo, nem tanto um grande filósofo, nem um exemplar praticante da liturgia maçônica, mas sim um pouco disso tudo!

Equilíbrio, tudo tende ao equilíbrio.

Pense e pratique, nada demais, tente pelo menos.

Virar a chave é fácil, difícil é construir o carro!

TFA

Autor: Renato Krile

Screenshot_20200502-144642_2

O blog O Ponto Dentro do Círculo é um espaço dedicado à reflexão, aprendizado e compartilhamento de conhecimentos, sempre com o firme compromisso com a promoção dos valores maçônicosNele, exploramos os mistérios da simbologia, discutimos a filosofia maçônica e celebramos nossa jornada no desbaste da pedra bruta, disponibilizando para os irmãos textos e artigos acadêmicos produzidos por autores nacionais e internacionais, maçons e não-maçons, que nos auxiliam em uma melhor compreensão da nossa Ordem e de nós mesmos enquanto maçons e cidadãos.

Mas para manter essa luz brilhando, precisamos de sua ajuda. Contribuir financeiramente para o nosso blog é uma maneira prática e significativa de apoiar nossa comunidade maçônica. Juntos, podemos levar a maçonaria a novos horizontes!!!

Para você contribuir é bem simples:

Doações mensais recorrentes: Considere fazer uma doação mensal recorrente. Cada valor, por menor que seja, faz a diferença e ainda participa de nossos sorteios literários. Para ser um colaborador mensal, basta acessar nossa página no Apoia-se através do link 

https://apoia.se/opontodentrodocirculo

Doações esporádicas: Se você deseja colaborar financeiramente com o blog, mas sem ter o compromisso de ser mensalmente, pode também fazer sua doação, de qualquer valor, utilizando a chave PIX abaixo

opontodentrodocirculo@gmail.com

Juntos podemos fortalecer nossa comunidade e iluminar o caminho para as futuras gerações. Contribua hoje e faça parte dessa missão!

Autor: ------

Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.