Platão e o Ritual Maçônico – Capítulo XI (2ª Parte)

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Mitologia e História Grega – Sua relação com o Ritual maçônico

Na primeira parte deste trabalho, identificamos a importante posição que os escritos de Platão tem no Ritual Emulação. Por mais significativo que seja este aspecto, existe outra influência importante em nosso ritual. É a importância que a história e a mitologia grega desempenham como pano de fundo para o nosso ritual e falas.

Entendendo que o filohelenismo era uma constante ao longo do século XIX na Europa e, especificamente, (a partir de nossa perspectiva) – na Inglaterra, seria estranho se a história e mitologia grega não tivessem sido tecidas em nosso Ritual.

Continuamos aqui a investigar brevemente alguns amplos temas históricos e mitológicos gregos que são facilmente aparentes no Ritual Emulação, e que começaram a ser abordados na primeira parte deste capítulo.

Serpentes (em aventais maçônicos)

A serpente era uma criatura destacada na mitologia grega, por uma razão muito importante. Os cidadãos de duas cidades gregas – Atenas e Tebas – acreditavam que elas eram autóctones. Esta não é uma palavra que encontramos facilmente. Ela significa que eles acreditavam que nasciam diretamente do solo. O símbolo que eles usaram para mostrar que nasciam do solo era a serpente – uma criatura que tem uma relação muito estreita com o solo. Além disso, em mitologia, dizia-se que o primeiro rei de Atenas tinha a forma de um homem da cabeça à cintura e de uma cobra da cintura para baixo.

A ligação entre Atenas (cidade da Sabedoria) e uma serpente (símbolo da deusa Atena) é traduzido em nosso meio maçônico, quando consideramos nosso objetivo de nos tornarmos reis-filósofos, produtos da Atenas mítica.

Que melhor símbolo para nós que amarrar o avental sobre a nossa cintura do que a figura da serpente?

Jerusalém e Delfos

Fundamental para o nosso ritual é a construção do Templo de Salomão em Jerusalém. Se olharmos para os mapas medievais de Jerusalém, uma coisa é clara. Para a mente medieval, Jerusalém estava posicionada no centro da terra.

Para os gregos antigos, Delfos era o centro da terra.

Delfos é uma cidade situada cerca de 15 quilômetros de Atenas. Na cidade havia uma pedra conhecida como a omphalos (ou pedra-umbigo) que marcava o centro da terra. O mito por trás disso era explicado de maneira muito simples. Zeus tinha enviado duas aves de extremos opostos da terra e do local onde os pássaros cruzaram foi marcado pelo omphalos. Era ali, no Templo de Delfos que os deuses se comunicavam com os gregos. Assim, nas culturas tanto de gregos quanto de hebreus, sua cidade sagrada marcava não apenas o centro do mundo, mas o local onde o divino e a humanidade se comunicavam.

O Simpósio, a Câmara Festiva e Xênia

Uma das características da vida social grega era um encontro ao qual compareciam somente os homens. Em seu nível mais básico, que era um banquete onde o vinho era bebido, comida era servida, músicas (em forma de um tocador de lira ou cantor) seriam apresentadas, histórias contadas e onde a filosofia e negócios atuais eram discutidos. A reunião tinha um protocolo próprio e era conhecida como symposion. Nós a chamamos pelo seu equivalente latino, symposium. Em um nível básico compartilha muitas semelhanças com o banquete que ocorre após uma reunião formal da loja. É uma oportunidade para se sentar com os outros membros da loja, comer e beber juntos, dividir a mesa, conversar e desfrutar da companhia de homens de espírito semelhante. Ela também tinha um protocolo próprio e é conhecida pelo termo de Câmara Festiva.

Uma das características mais importantes do protocolo é a extensão da hospitalidade. Um visitante à loja é tratado com a maior extensão de hospitalidade que espelhava o conceito grego de xenia. Xenia ou “amizade com o convidado” é a convenção de se estender o mais alto nível de hospitalidade a estranhos. Por convenção, um hóspede está sob a proteção de Zeus.

Um paralelo com o Santo Arco Real do Grau de Jerusalém

O Grau do Santo Real Arco de Jerusalém é uma extensão do Terceiro Grau, da mesma forma que o grau de Mestre Maçom de Marca é uma extensão do Segundo Grau. No sul da Austrália e Território do Norte, os Três Primeiros Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom, juntamente com o Mestre Maçom de Marca e Graus do Real Arco são o único conjunto de graus reconhecidos pela sua Constituição.

Sobre sólidos platônico … … e quando reduzidos à sua quantidade em ângulos retos, será encontrado igual a cinco corpos regulares platônicos, que representam os quatro elementos e a esfera do universo. (Discurso à Segunda Cadeira: Palestra simbólica, Ritual do Grau Superior de Santo Real Arco de Jerusalém)

Mencionamos anteriormente que no Timeu de Platão, ele explica a criação do mundo por um Divino Geômetra do Universo, que utiliza cinco formas geométricas para criar tudo o que compõe o cosmos. Estas formas geométricas são conhecidas como “sólidos platônicos” e são discutidas no Discurso à Segunda Cadeira: Palestra simbólica.

Odes

Em qualquer cerimônia maçônica, não cantamos hinos.

O termo que usamos para qualquer canção dentro de um contexto maçônico é uma Ode A primeira ode foi composta pelos antigos gregos com o representante mais importante dessa classe sendo o poeta Píndaro (c. 522-443 a.C.).

Como viemos a entender, na Inglaterra e na Alemanha durante os primeiros anos do século XIX, tudo que era grego estava em voga. Grego era o estado de alta moda. Uma das formas mais artisticamente expressivas de adaptar a arte grega a uma forma inglesa é representada pelo desenvolvimento da Ode Inglesa, que tinha como sua base o original grego e seu desenvolvimento romano posterior.

A característica que é muito peculiar sobre essa transformação da composição da ode grega para o inglês é o tempo. O auge de seu desenvolvimento coincidiu exatamente com o período durante o qual o Ritual Emulação estava sendo criado (1813-1823). Indiscutivelmente, as cinco mais importantes odes inglesas foram todos escritas no ano de 1819 e elas eram Ode ao Vento Oeste por Percy Bysshe Shelley, juntamente com quatro odes de John Keats – Ode à Psyche, Ode sobre uma urna grega, Ode to um Rouxinol e Ode sobre Melancolia. A Ode a Psique e a Ode sobre uma Urna Grega são ricas em sabor de Grécia antiga.

As Colunas Vestibulares no estilo do Templo do Rei Salomão

Nas evidências mais antigas que temos do início da Maçonaria, não temos qualquer referência nas tradições orais aos dois pilares na entrada do Templo do Rei Salomão. Há uma boa razão para isso. Os primeiros documentos que temos sobre ritual estruturado são sobre o Patriarca bíblico, Noé – e não o Rei Salomão. O ritual baseado no Rei Salomão é uma variante muito mais tardia. No entanto, em lugar dos dois pilares do rei Salomão, os antigos rituais se referem a outros dois pilares. Estes pilares não aparecem na Bíblia, mas nos escritos de um sacerdote judeu que nasceu logo após a crucificação de Jesus, o Nazareno. O nome do padre era Josefo e ele escreveu sobre eles em um comentário que escreveu sobre as histórias do Velho Testamento e relacionados com os judeus de língua grega, que viviam na Palestina no primeiro século da era cristã.

Os pilares a que ele se refere destinavam-se a abrigar todo o conhecimento da humanidade no caso de uma catástrofe natural causada exclusivamente por dois elementos – fogo e água.

O conhecimento de que estava inscrito nestes pilares era efetivamente as artes liberais e as ciências. Aqui estava a preocupação – da mesma forma que estamos sendo disciplinados para fazer discos de backup do nosso trabalho no temor de que um vírus ou worm possa destruir as imagens, documentos, planilhas e outros assuntos de interesse pessoal para nós, os antigos temiam catástrofes naturais que tinham historicamente eliminado não só o conhecimento em si, mas civilizações inteiras.

Isso é algo que revisitaremos no Postscriptum a este livro. O “disco de backup” que eles conceberam, eram os dois pilares. Um deles foi construído de material que resistia ao fogo, enquanto o outro foi construído de material concebido para resistir a água, mais especificamente, inundações. A memória cultural do Grande Dilúvio é algo que não aparece apenas nos escritos hebraicos, mas em Babilônios e de maior importância para nós – antigos escritos gregos.

Em Timeu, Platão relata uma história relacionada com a destruição do conhecimento por dois elementos naturais. Estes são idênticos àqueles citados por Josefo e que aparecem nos primeiros documentos relativos à Maçonaria – o fogo e a água. A história continua para relatar como os gregos não registraram seus conhecimentos para preservá-lo para as gerações futuras, mas foram os antigos egípcios que preservaram esse conhecimento em caracteres hieroglíficos sobre as paredes de seus templo.

No ritual de emulação, temos uma alusão muito artística a esta história de Timeu e à narrativa de Josefo dos dois pilares. Aqui, os autores adaptaram a essas duas correntes literárias com a história bíblica de construção pelo Rei Salomão do Templo para aludir à presença destes dois pilares abrigando os “rols constitucionais” da Maçonaria – uma outra maneira de dizer que estão protegendo as leis e regulamentos da Maçonaria da destruição pelas forças físicas.

A ligação de Platão com a memorização do Ritual

Embora a proibição contra a leitura ritual durante reuniões de loja não apareça na Constituição ou nos Regulamentos da Grande Loja do Sul da Austrália e Território do Norte, essa já existia desde os primeiros dias por uma convenção que aparece no manual de nossa Loja, que é um guia sobre como ritual deve ser conduzido.

Você é o pai da escrita (… o deus egípcio Thoth), por afeição à sua prole atribuiu a ela bem o oposto de sua real função. Aqueles que a adquirirem vão parar de exercitar suas memórias e se tornarão esquecidos; eles confiarão na escrita para trazer coisas à sua lembrança por sinais externos, em vez de seus próprios recursos internos … E quanto à sabedoria, seus alunos terão a reputação por ela sem a realidade … porque eles estão cheios com o conceito de sabedoria em vez da verdadeira sabedoria; eles serão um fardo para a sociedade. (Platão, Fedro, 275 Trad: Hamilton)

Uma das habilidades mais importantes que Platão enfatiza que um governante filósofo deve desenvolver é a arte da memória. Lembramos que na mitologia grega, Mnemosyne (ou Memória) é a mãe das Nove Musas por meio das quais a arte da eloquência persuasiva é demonstrada. Similarmente, em uma obra conhecida como Fedro, Platão aborda explicitamente a importância de aprender a sabedoria, interagindo com os outros pelo simples esforço de falar com eles, ao invés de escrevê-la. No trecho citado, Platão estava enfatizando este ponto simples que parece ser a base para a convenção que é instilada no Manual de Funcionamento da Loja e que praticamos nos graus da Maçonaria Simbólica, que em uma reunião, nenhum irmão (que não seja o Mestre de Cerimônias), deveria ter uma cópia do Ritual em sua posse.

Conforme Platão nos lembrou:

Então talvez fosse melhor contar o esquecimento como um fator que impede a mente de ser bastante boa em filosofia. Deveríamos tornar a boa memória um pré-requisito. (República 486d Trad. Waterfield)

E agora para algo completamente diferente …

Não olhando pra trás …

No terceiro grau do belíssimo Ritual Schroeder – um ritual alemão praticado pela Loja Concórdia (sob a jurisdição da Grande Loja do Sul da Austrália e Território do Norte), o Candidato é proibido de olhar para trás quando é conduzido pela loja antes de assumir sua Obrigação do Terceiro Grau. Esta proibição de olhar para trás parece sem sentido, sem uma explicação de sua possível base mítica.

Dentro do corpo da mitologia grega são três expressões muito significativas da importância de não se olhar para trás.

A primeira aparece no mito de Orfeu e Eurídice. Orfeu era muito apaixonado por Eurídice. Quando tinha levantado a saia e corria descalça por um campo, ela foi mordida por uma serpente e morreu tragicamente. Orfeu foi tomado por tanto remorso, que desceu ao submundo para pedir a Hades que a ressuscitasse. Orfeu (como Deméter antes dele) tinha feito esta viagem ao Submundo para pleitear o retorno à vida de um ente querido. Hades ficou tão dominado pela dor de Orfeu que ele permitiu que Eurídice voltasse com uma condição:

Orfeu devia conduzi-la de volta à vida, mas durante a viagem para cima através do Submundo, não lhe foi permitido olhar para trás.

Tudo estava indo bem até que ele estava quase ao nível da nossa existência terrena. Ele se voltou e olhou para trás para ter certeza de que Eurídice o estava seguindo. No momento em que ele fez isso, Eurídice foi conduzida de volta por espíritos ao Submundo, para nunca mais voltar para Orfeu.

A segunda aparece na história de Deucalião e Pirro. Estas personagens são a versão grega de Noé e sua esposa. Quando o Grande Dilúvio tinha abrandado e toda a humanidade (exceto Deucalião e Pirro) tinha morrido, cada um deles pegou pedaços de barro e sem olhar para trás jogaram esses pedaços por cima de seus ombros. Os torrões de barro de Deucalião se transformaram em homens, enquanto que os de Pirro se transformaram em mulheres. Esta foi a forma como a vida humana recomeçou após o Grande Dilúvio.

Na mitologia grega, há também o mito das três Parcas. Estas três Parcas eram as deusas que determinavam os nossos destinos individuais. Seus nomes eram Cloto, Lacheis e Átropos. Clotho fiava o fio de nossas vidas, Lacheis media seu comprimento e Átropos era a deusa cuja tarefa era cortar o fio de nossas vidas. A coisa intrigante sobre Átropos é que seu nome significa não voltar atrás.

Em A República (617c-17e), Platão refere-se às Três Parcas em seu próprio mito. Aqui, as Parcas acompanham as Sereias cantando. Lacheis canta o Passado, Cloto canta o Presente e Átropos canta o Futuro. (Dickens fez bom uso ao adaptar esse mito ao seu conto Uma História de Natal).

Mas, no mito padrão, a única constante é a referência à vida e à morte; por isso, é apropriado incluí-lo no ritual do Terceiro Grau, quando somos confrontados com a certeza de que seremos incapazes de escapar da morte.

Em algum momento definido no tempo, Átropos cortará o fio de sua vida, assim como da minha.

Continua…

Autor: Stephen Michalak
Tradução: José Filardo

Fonte: REVISTA BIBLIOT3CA

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Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com

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