Maçonaria: uma Grande Universidade

A Maçonaria é uma Universidade na qual se estuda várias ciências, dentre as quais destacamos: Filosofia; Psicologia; Sociologia; Moral; Estética; História; Lógica; e, Metafísica.

Maçonaria e Filosofia

Na Maçonaria estuda-se Filosofia porque, etimologicamente, esta palavra (de origem grega) significa “amigo da sabedoria”. Bem, sabemos que da mesma forma, a Maçonaria é “amiga da Sabedoria” e ensina e incentiva aos Maçons a também serem “amantes da Sabedoria”.

Filosofia é, hoje, considerada a síntese geral de todos os conhecimentos humanos; a visão uniforme e conjunta de todas as ciências. É a própria sabedoria, porque sua finalidade é tal qual a da sabedoria, melhorar os homens e torná-los virtuosos pela prática do bem, consubstanciado nos seus deveres para com Deus, para com o próximo e para consigo mesmo.

Como sabemos, esses deveres, quando fielmente executados, se transformam em virtudes. A exaltação dessas virtudes e o incentivo à sua prática são preconizados na Maçonaria, em geral, e nos 33 graus do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA), em particular.

Dessa forma, na Maçonaria estuda-se Filosofia porque nossa Sublime Ordem com ela se identifica pela finalidade, que é melhorar os homens, conduzindo-os ao cumprimento dos seus deveres, acima mencionados. Também porque, tal qual a Filosofia, a Maçonaria respeita as convicções alheias e só quer o bem da Humanidade.

Maçonaria e Psicologia

Na Maçonaria estuda-se Psicologia porque esta ciência é seu método indutivo de transmitir ensinamentos, tal qual o é o da Filosofia. Por este método, parte-se dos efeitos e das consequências, para chegar-se às causas e aos princípios; parte-se do particular, para chegar-se ao geral; parte-se do relativo e contingente, para atingir-se o absoluto e o necessário, que são, em última instância, também os objetivos da Ordem.

Também porque Psicologia é a ciência da alma; a ciência do espírito; a ciência daquilo que nos faz sentir, pensar, querer e agir, que são também os objetivos da Maçonaria.

O sistema maçônico de ensino, velado por alegorias e ilustrado por símbolos, segue o sistema de ensino da Psicologia, apelando para os fatos da consciência mais rudimentares na natureza humana: o sistema nervoso; as sensações; a associação de ideias; a atenção; a percepção; e, as imagens efetivas e representativas de seus símbolos.

Finalmente, na Maçonaria estuda-se Psicologia porque o iniciado, desde o trabalho de Aprendiz, tem por missão “conhecer-se a si mesmo”, a base da Filosofia de Sócrates; o microcosmo da sua personalidade; a imperfeição e a grandeza do seu mundo interior; e, a excelsitude do seu destino natural.

Maçonaria e Sociologia

Na Maçonaria estuda-se Sociologia, porque esta ciência tem por fim explicar a causa dos fenômenos sociais e formular as leis gerais que regem o funcionamento e a evolução das sociedades humanas, temas sempre presentes e estudados nos Rituais dos 33 graus do REAA.

Também porque o fundamento da moral maçônica é a solidariedade humana, aspecto eminentemente social da Ordem.

Ao Maçom cabe o papel de “construtor social e edificador do templo social da humanidade”, combatendo a tirania, os preconceitos e os erros, e glorificando o Direito, a Justiça e a Verdade.

Para a Maçonaria, “homens melhores formarão uma sociedade humana melhor e, consequentemente, a humanidade melhor”.

Finalmente, na Maçonaria estuda-se Sociologia porque o dever do Maçom é o bem social e a educação maçônica visa o aperfeiçoamento da humanidade, pregando a Liberdade de Consciência, a Igualdade de direitos e a Fraternidade social, respeitando as crenças políticas e religiosas de cada um. Por isso, a sabedoria da Maçonaria consiste na justeza com que o Maçom se coloca na sociedade.

Maçonaria e Moral

Na Maçonaria estuda-se a Moral (Ética) porque esta ciência traça as normas que orientam o homem para a prática do bem. Também porque, tal qual a Moral, a Maçonaria condena os vícios e exalta as virtudes.

Finalmente, porque a Moral é a marca característica da Maçonaria, eis que todos os seus ensinamentos e todos os seus símbolos e alegorias têm por finalidade mostrar a realidade do dever, que é a prática do bem e das virtudes. Não é por acaso que uma das instruções do Ritual de Aprendiz Maçom do REAA diz que: “na Maçonaria encontra-se a moral mais pura”, que, fora dela, só é encontrada em Cristo Jesus, pela doutrina que nos legou.

Maçonaria e Estética

Na Maçonaria estuda-se Estética porque esta ciência conduz a sensibilidade humana para o Belo, que é a Filosofia da Arte. A Estética, como ciência, estuda o Belo-Artístico, seja por meio das artes fonéticas (música, poesia, eloquência), seja por meio das artes plásticas (arquitetura, escultura, pintura).

Também porque, no interior se seus templos, a Maçonaria faz reviver a construção do Templo de Salomão, o que demonstra a preocupação estética da educação maçônica, porque a arquitetura é uma arte plástica em que se realizam as leis do belo e do útil.

Como vimos, o Maçom tem por dever ser o artista construtor de seu próprio Templo Espiritual, seja como operário, desbastando a pedra bruta do seu caráter, personalidade e inteligência, seja como artista, arquitetando a construção do edifício do seu auto aperfeiçoamento, com sabedoria, força e beleza.

Finalmente, na Maçonaria estuda-se Estética porque todo o trabalho maçônico é uma obra de arte, onde os iniciados são obreiros e o lugar de trabalho é uma oficina, onde constrói seu templo vivo, com harmonia e beleza.

Maçonaria e História

Na Maçonaria estuda-se História porque esta ciência tem por objetivos investigar, pesquisar, analisar criticamente, e narrar metodicamente os fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral, objetivos também presentes na Ordem.

Também porque a Maçonaria, seja institucionalmente, seja por iniciativa isolada de Maçons, sempre esteve presente e atuante nesses fatos notáveis referidos.

Finalmente, porque a Maçonaria é também a História. Não se pode estudar sobre a Maçonaria sem estudar a História geral (universal) e a História do país onde se encontra.

Maçonaria e Lógica

Na Maçonaria estuda-se Lógica porque esta ciência, tal qual a Sublime Ordem, tem por objetivo principal dirigir a inteligência ou o espírito humano para a Verdade. Lógica é a ciência das leis do raciocínio ou do pensamento e a arte de aplicá-las à aquisição e à demonstração da Verdade.

Também porque esta ciência (Lógica) é seu método pedagógico de ensino usado há milhares de anos pelas antigas escolas filosóficas, o método esotérico. Por este, os ensinamentos são ministrados exclusivamente aos iniciados, cujo grau de desenvolvimento moral e espiritual os capacita ao ingresso na Ordem.

Finalmente, porque a Lógica, como ciência, repousa a sua ação na Verdade; conduz o espírito, movido pela força da razão, ao cultivo das ideias superiores; e, leva a inteligência à compreensão de sublimes analogias, exatamente o que faz a Maçonaria.

Maçonaria e Metafísica

Na Maçonaria estuda-se Metafísica porque esta ciência trata dos magnos problemas da razão humana, o “por quê” supremo das coisas, temas também abordados na Ordem, especialmente nos graus dos “Altos Corpos” do REAA.

Esta palavra (do grego metà tà physiká) significa etimologicamente “depois dos tratados da física”,  escritos por Aristóteles. Segundo Aristóteles, Metafísica é o estudo do ser enquanto ser e especulação em torno dos primeiros princípios e das causas primeiras do ser.

Segundo o Aurélio, é a parte da filosofia (que com ela muitas vezes se confunde), que consiste num corpo de conhecimentos racionais que procura determinar as regras fundamentais do pensamento, e que nos dá a chave do conhecimento do real, tal como este verdadeiramente é.

Segundo Sebastião Dodel dos Santos, é o estudo do ser em relação aos primeiros princípios e causas; parte da filosofia que, segundo Aristóteles, penetra pela teosofia na busca de uma explicação racional sobre a existência de Deus, como o primeiro motor imóvel que deu partida ao que realmente existe.

Segundo Rizzardo da Camino, o termo é usado para designar as “essências de todas as coisas”. Diz-se hoje, em linguagem maçônica, em substituição desse vocábulo, uma “situação esotérica”.

Concluímos sobre as definições e conceitos, dizendo que Metafísica é a reflexão sobre os problemas gerais relativos aos sumos princípios de interpretação do mundo e à intuição universal da realidade, em que ele se fundamenta.

A Metafísica divide-se em quatro áreas:

  • Ontologia, que estuda o ser considerado em si mesmo;
  • Cosmologia, que estuda a origem e a natureza das coisas sensíveis;
  • Psicologia racional, que estuda a origem e natureza da alma humana; e,
  • Teodiceia, que estuda a existência e os atributos de Deus, o Criador de todas as coisas.

Finalmente, na Maçonaria estuda-se Metafísica por dois motivos outros:

  • Porque, desde a Iniciação, ela impõe à todo candidato, duas condições essenciais e imprescindíveis, de ordem Metafísica: a crença em Deus e na imortalidade da Alma; e,
  • Porque, desde o grau de Companheiro, o iniciado aprende a apelar para as energias superiores que dirigem o mundo; a passar do plano físico para o plano espiritual; a melhor compreender a simbologia mística dos números, iniciada no grau de Aprendiz; a meditar sobre o enigma da vida; a ser amigo da sabedoria; a acreditar na imortalidade da alma.

Tudo isso indica a base profundamente espiritualista da Instituição Maçônica.

Autor: Denizart Silveira de Oliveira Filho

Anúncios

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, Nº 273, jurisdicionada à GLMMG, oriente de Ibirité/MG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Maçonaria e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Maçonaria: uma Grande Universidade

  1. Paulo Mariz disse:

    Bom texto. Além do mencionado, a Maçonaria estuda semiótica, iconografia, iconologia, processos educacionais, coach, teurgia etc. Quando me perguntam “o que é a Maçonaria?”, sempre respondo que é o maior arcabouço de conhecimento da humanidade, onde podemos estudar e debater todos as áreas de conhecimentos exotéricos e esotéricos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s